Toda vez que você precisa formatar o computador, uma pergunta lhe vêm à cabeça: onde colocar todos os seus arquivos para não perdê-los? Situações como esta podem ser evitadas criando partições no HD. Claro que tarefas assim não são triviais e exigem um pouco de conhecimento de informática por parte do usuário.
Como fazer
É possível fazer o particionamento do HD durante a instalação do sistema operacional. Porém, nem todos os usuários sabem fazê-lo. Veja como proceder:
O primeiro passo é clicar no menu Iniciar, depois em Executar, ou “WinKey (tecla com a bandeira do Windows) + R” para abrir o “Executar” digitar diskmgmt.msc e pressionar Enter para abrir o gerenciador de discos do Windows:
Com o gerenciador de discos aberto, selecione seu HD e veja se ele tem algum espaço não alocado disponível. Se ele não tiver, podemos obter este espaço não alocado facilmente diminuindo o tamanho da partição atual com o Windows instalado ou da partição de outro HD, caso seu PC tenha mais de um.
Para isso, clique com o botão direito do mouse em seu HD e selecione a opção Diminuir Volume:
Agora digite a quantidade de espaço não alocado que você deseja obter e clique em Diminuir. Neste exemplo eu usei 1 GB (1024 MB): (caso você queira diminuir mais que 1 GB basta você pegar o valor correspondente de 1024 e fazer a multiplicação por números pares).
Agora que temos o espaço não alocado, podemos finalmente criar a nova partição.
Para criar a nova partição usando o gerenciador de discos do Windows, clique com o botão direito do mouse sobre o espaço não alocado e selecione a opção Novo Volume Simples:
Clique em Avançar na tela inicial do assistente para criação de novas partições:
Em seguida digite o tamanho da partição que será criada e clique novamente em Avançar:
Nesta tela vamos definir a letra da nova unidade, que neste exemplo é “E”:
Aqui você pode escolher o sistema de arquivos que a nova unidade usará após a formatação. Neste exemplo eu usei NTFS:
Nesta tela, revise as configurações e clique em Concluir para que a nova partição seja criada e formatada:
Assim que o processo todo for concluído, a nova partição estará disponível para uso imediatamente no Windows: